Médico faz analise sobre acidente que afetou visão de Pocah: 'Trauma'
Especialista faz analise sobre os riscos da perda de visão e os cuidados necessários após lesões oculares como a sofrida pela cantora Pocah; veja!
Pocah sofreu uma lesão ocular no último domingo (11). A cantora compartilhou em suas redes sociais que o incidente afetou sua visão, levando-a a cancelar um show que faria no Rio de Janeiro. Ela descreveu o episódio como extremamente doloroso e preocupante.
O Doutor em oftalmologia e especialista em cirurgia de catarata Gustavo Bonfadini fez uma analise sobre as condições de Pocah e alertou que a perda temporária da visão após um trauma ocular pode estar relacionada a diferentes fatores. Entre as causas mais comuns, destacam-se o sangue dentro da câmara anterior do olho após um trauma no olho, lesão ou edema de córnea, descolamento de retina, ou até mesmo uma compressão do nervo óptico. "É fundamental uma avaliação médica oftalmológica imediata para identificar a causa exata e prevenir complicações.", disse o especialista.
O que fazer quando machucar o olho?
De acordo com o doutor Gustavo, quando acontecer qualquer tipo de lesão no olho, recomenda-se aplicar compressas frias sobre a pálpebra fechada, sem exercer pressão direta, para tentar reduzir o inchaço. Jamais pingar colírios por conta própria nem coçar ou esfregar. E o mais indicado é ser encaminhado o quanto antes a um serviço de emergência médica oftalmológica.
Doutor Bonfadini ainda explicou que nem toda perda de visão temporária é totalmente reversível. Em alguns casos, o trauma pode causar lesões mais profundas, como descolamento de retina, ruptura de estruturas internas do globo ocular, infecções ou mesmo neuropatia óptica traumática. "Todo trauma ocular, mesmo quando aparentemente leve, deve ser levado a sério e avaliado por um médico oftalmologista, pois o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para preservar a visão.", contou.
O doutor Gustavo ainda salientou que a chave é a prevenção e após um acidente o acompanhamento médico oftalmológico contínuo e o cumprimento rigoroso do tratamento indicado.
Além do acidente doméstico, Pocah já havia revelado anteriormente que episódios de violência doméstica em um relacionamento passado. Em entrevistas, ela contou que uma das agressões quase a deixou cega do olho esquerdo. Esse episódio foi decisivo para que ela encerrasse o relacionamento abusivo e buscasse ajuda.
Em seu álbum autobiográfico "Criação de Caxias", lançado em setembro de 2024, Pocah aborda essas experiências difíceis, transformando sua dor em arte e conscientização. A música "Livramento" é um exemplo disso, onde ela expressa gratidão por ter superado o relacionamento abusivo e encontrado forças para seguir em frente.
Ver essa foto no Instagram