Um estudo descobriu uma atividade que é muito mais eficiente para o seu cérebro do que escrever ou caminhar: costurar
Seus efeitos são semelhantes aos da meditação devido aos seus movimentos repetitivos e mecânicos
Passamos o dia correndo para finalizar tarefas pendentes, acumulando estresse e com excesso de dopamina causado pela rolagem incessante de telas nas redes sociais, o que, a longo prazo, acaba prejudicando nossa capacidade de concentração. Por esse motivo, os neurocientistas recomendam praticar atividades que deem um descanso ao cérebro e reduzam os níveis de estresse.
Uma das atividades mais populares para desacelerar o corpo e a mente é caminhar, mas uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cardiff encontrou uma alternativa curiosa que, de fato, virou moda no mundo todo: costurar ou tricotar.
Leia também: 10 maneiras de aliviar o estresse em 1 minuto ou menos
O poder relaxante da costura
Em meio ao turbilhão de coisas para fazer chamado vida adulta, o cérebro precisa encontrar um refúgio de paz em atividades relaxantes que possam reduzir os níveis de estresse diário.
Hobbies não são apenas passatempos, mas também são ferramentas valiosas para exercitar o cérebro, ativando áreas relacionadas à criatividade, habilidades psicomotoras, coordenação e até mesmo memória.
Seja costura, escrita à mão ou leitura, essas atividades oferecem uma válvula de escape saudável para o estresse e uma maneira de exercitar nossos cérebros de uma forma agradável.
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Mulheres são mais afetadas pelo estresse do que os homens
Pouca gente sabe, mas uma simples caneta pode ser a chave para conseguir pegar no sono