Coração em chamas, flecha, livro: Vaticano explica o brasão de Leão XIV
Brasão, assim como a fotografia oficial do pontífice, já foram divulgados; veja significado
O Vaticano revelou o significado do brasão do papa Leão XIV, destacando referências à Virgem Maria, à Ordem Agostiniana e ao lema "In Illo uno unum", que simboliza união em Cristo.
O Vaticano explicou nesta quarta-feira, 14, o significado do brasão do papa Leão XIV. O símbolo, assim como a fotografia oficial do pontífice, já havia sido divulgado no fim de semana.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na parte azul, segundo o Vaticano, há um lírio prateado. Já na parte branca, um coração vermelho em chamas transpassado por uma flecha e apoiado sobre um livro.
O escudo ainda é estampado com uma mitra de prata, adornada com três faixas de ouro unidas por um mastro, com ínfulas --tiras de tecido-- esvoaçantes, forradas de vermelho, cruzadas e franjadas de ouro. Tudo isso é sustentado pelas chaves petrinas cruzadas e colocadas lado a lado. Uma delas é em ouro e a outra em prata, amarradas por um cordão vermelho.
Veja o brasão:
O que significa o brasão de Leão XIV?
Conforme o Vaticano, o brasão de Leão XIV evoca, com a cor azul, as alturas do céu e se caracteriza pelo seu significado mariano, símbolo clássico em referência à Virgem Maria, com o lírio.
Na parte branca, o coração com a flecha é um emblema da Ordem Agostiniana. "Esta figura representa simbolicamente as palavras de Santo Agostinho relatadas no livro das Confissões: 'Sagittaveras tu cor meum charitate tua' ('Feriste meu coração com o teu amor', em português)", explicou.
"Este é um elemento que, a partir do século XVI, estará sempre presente no emblema dos agostinianos, embora com diversas variações, como a presença do livro que simboliza a Palavra de Deus que pode transformar o coração de cada homem, como aconteceu com Agostinho. O livro também recorda as obras iluminadas que o Doutor da Graça deu à Igreja e à humanidade. O branco (no brasão papal em tons de marfim) é uma cor recorrente em outros brasões de ordens religiosas e pode ser lido como um símbolo de santidade e pureza", acrescentou o Vaticano.
Já o lema "In Illo uno unum" ("Em um só Cristo somos um", em português), grafado no brasão, recorda as palavras pronunciadas por Santo Agostinho em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127, para explicar que "embora nós, cristãos, sejamos muitos, em um só Cristo somos um".